Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Método Cuevas Medek (CME)


Logo que foi confirmado o diagnóstico que Yasmin tinha Síndrome de Down, comecei a correr atrás de fisioterapeutas, até que ao completar 4 meses de idade, conhecemos por indicação a nossa atual fisioterapeuta Camila Bressan, que trabalha com o método Cuevas Medek Exercises (CME). No início tudo é novo, tudo é diferente e como Yasmin nunca tinha feito atividades nenhuma até então, para mim o método se tornou tão natural que eu pratico em casa com uma facilidade enorme.
Cuevas Medek Exercises ( CME), é um método de fisioterapia pediátrica criado na década de 70 pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas.
O CME propõe exercícios dinâmicos e desafiadores a fim de provocar respostas motoras. A partir do momento em que a criança começa a permanecer em pé os exercícios são realizados com um Kit específico com caixas, tábuas e rampas. O método é indicado para crianças  que apresentem atraso motor a partir de 3 meses até que conquistem o andar independente. A contra indicação são patologias degenerativas e como os exercícios propostos devem ser realizados com máximo suporte distal, o peso e altura da criança são fatores limitantes na execução da terapia.
Inicialmente é realizada uma avaliação específica do método que é composta por 41 itens, após a avaliação são traçados os objetivos de tratamento. Os fisioterapeutas que atuam com CME devem ter a formação com Ramón Cuevas.
Quero deixar bem claro que todas essas informações me foram passadas pela nossa querida fisio Camila Bressan. Quem tiver dúvidas podem acessar a página dela Ffisioterapia para bebês".
Eu gosto muito desse método e para Yasmin tem sido muito eficaz.  Ainda não completou 10 meses e já caminha com muito pouco auxílio.


www.facebook.com/sorrindocomyasmin



Nenhum comentário:

Postar um comentário