Páginas

domingo, 19 de outubro de 2014

Mais uma vitória... Chega de fraldas! *respondendo perguntas





Quando decidi largar meu trabalho para me dedicar as minhas filhas, eu pude aprender muitas coisas, e uma delas foi, que os filhos são o reflexo de sua mãe. Nós somos o espelho pelo qual a criança durante alguns anos vai se enxergar, por isso precisamos tomar muito cuidado com nossas atitudes e nossas ações diariamente. Tive que pensar muito para escrever sobre o desfralde, então que fique bem claro, vou contar como fiz com minhas duas filhas e que pode servir de exemplo, não são regras, mas pode ajudar para quem não sabe quando e nem por onde começar. Primeiro lugar, o desfralde de uma criança não é feito em um final de semana, ou em um prazo específico de dias. Portanto isso quer dizer que exige TEMPO e disposição principalmente da mãe. Uma seguidora e professora que trabalha há 30 anos com desfralde me falou que "todo sucesso está em levar a criança ao banheiro", e é exatamente isso. Mas levar todo o tempo no banheiro é chato e da uma preguiça enorme, portanto precisamos de muita disposição! Acho que o trabalho começa com a própria mãe em querer que o filho saia da fralda, e claro, para as Mães que trabalham vai precisar da ajuda das sábias e pacientes professoras, um trabalho em conjunto. Voltando ao prazo, comecei a "treinar" o desfralde das minhas filhas logo que elas começaram a caminhar, todo dia pinico e nem sempre era certeiro. Repetição, fazer todo dia, insistir de forma alegre e divertida. Até que eles vão entender que o lugar de "xixi e coco" é no penico ou vaso, dentro do banheiro claro, por favor, não coloquem penico na sala ou no quarto e por aí em diante. Por isso sempre enfatizo que quanto antes começar esse processo de treinamento mais fácil será o desfralde. Se a criança já entende tudo, anda, sabe muito bem o que quer e o que não quer, porque não vai entender que xixi e no banheiro? Outro ponto importante que descobri na minha experiência com Sarah e Yasmin é: Que quanto mais tarde mais difícil de tirar a fralda, pois se torna uma afronta a mãe, a preguiça da criança aumenta e a fralda permanece. Sarah saiu das fraldas com 2 anos, porque eu tirei, e por 3 dias levava ao banheiro, ela não fazia, logo depois ela fazia nas calças, foi mais difícil, mas ela entendeu, eu persisti e não desisti. Nada comparado a Yasmin que sempre fez no penico ou no vaso. Então precisamos entender que além de todo nosso esforço e dedicação cada criança tem o seu tempo e suas habilidades, além do que isso prova que o fato da criança ter Síndrome de Down, não significa que vai demorar mais para sair das fraldas, como já ouvi muito falar. Outro fator importante é: Ficar atento aos sinais, por exemplo, Yasmin sabe falar xixi, mas ela não sabe falar coco, então ela fica nervosa e ás vezes vai ao banheiro, então eu sei que ela quer fazer "coco". E mães com crianças  especiais insisto, não subestimem a capacidade de seus filhos! Pra que esperar? Vamos lá? Já é hora de começar! Boa sorte e vamos relembrar os pontos principais:
Nada de prazo específico para desfralde 
Tempo e disposição mãe
Treinamento e repetição criança 
Quanto mais cedo mais fácil 
Lugar de xixi e no banheiro 
Ficar atento aos sinais
Eles podem sim!
Yasmin saiu das fraldas no dia que completou 1 ano e 6 meses, não utiliza mais nem a noite, Síndrome de Down é amor.
Respondendo algumas dúvidas das mamães pela página do facebook:
1) Como iniciar o processo de treinamento de desfralde? 
Ou seja, o início de tudo, como fazer entender que xixi é no penico...Com Sarah e Yasmin comecei levando elas no penico todos os dias antes de tomar banho logo que elas completaram 1 ano, sem pressa para pensar no dia em que elas sairiam das fraldas, mas SEMPRE busquei ensinar de forma alegre e divertida.
2) Como tratar o desfralde de um bebe com Síndrome de Down?
Baseada na MINHA experiência como mãe é fácil dizer, tratar absolutamente IGUAL. Ou seja, em momento nenhum para ensinar a usar penico diferenciei minhas filhas, e não faço isso para nada. 
3) Acontecem escapes?
Mas com certeza acontecem escapes, principalmente quando o desfralde é cedo, a criança ainda não tem o controle do esfincteres ( que é adquirido por volta dos 3 anos de idade). Por isso a importância da mãe se não levar a criança ao banheiro o tempo todo, perguntar se quer ir ao banheiro.
4) Quando Yasmin, ainda nessa fase inicial, sai de casa, principalmente para ir as atividades, utiliza fraldas?
Por conselho profissional, sempre de calcinha, por isso caso haja algum escape, ando com uma muda reserva de roupa. Levar ao banheiro sempre.

Essas foram as principais perguntas, como eu sou apenas MÃE, indico uma profissional que está a disposição á esclarecer dúvidas das mamães, Pedagoga Psicopedagoga Consultora Educacional em Educação Inclusiva Thaís Rufatto dos Santos-  abpp 12572, atende no consultório da Zona Sul de São Paulo, trabalha com as famílias sobre a orientação do desfralde. Telefones 11-55645053 11-56796424 11-98868172 


3 comentários: